Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Banco deve indenizar consumidora que caiu no "golpe do boleto"

    Magistrado pontuou que a consumidora apenas pretendeu quitar dívida por meio de boleto que, posteriormente, verificou ser falso.

    Publicado por Danielle Bezerra
    há 2 anos

    Banco e empresa responsável por emissão de boletos deverão indenizar consumidora vítima de "golpe do boleto". A decisão é do juiz de Direito Rogério A. Correia Dias, da 3ª vara Cível de Atibaia/BA, o qual concluiu que as empresas devem "suportar os prejuízos derivados do risco de sua atividade, independentemente de sua culpa".

    Consta nos autos que ao tentar quitar uma dívida, a consumidora foi vítima de "golpe do boleto". Narrou, ainda, que o fato ocorreu devido à má prestação de serviços das empresas, motivo pelo qual pleiteou indenização por danos morais. Em defesa, as empresas sustentaram não ter responsabilidade pelo pagamento indevido.

    Risco da atividade

    Ao analisar o caso, o magistrado pontuou ser responsabilidade solidária das empresas o ocorrido, uma vez que se trata de relação de consumo. "É patente a vulnerabilidade da autora consumidora na relação existente entre ela e os réus", afirmou.

    Ademais, destacou que a consumidora apenas pretendeu quitar dívida por meio de boleto o qual, posteriormente, verificou ser falso. Asseverou, ainda, que as empresas são responsáveis pela emissão do boleto, nesse sentido, devem "suportar os prejuízos derivados do risco de sua atividade, independentemente de sua culpa".

    Nesse sentido, o juiz condenou, de forma solidária, as empresas a indenizar a consumidora por danos morais.

    Imagem Freepik

    Fonte: Migalhas

    • Sobre o autorAdvogada | Expert em Due Diligence Imobiliária
    • Publicações473
    • Seguidores78
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações161
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-deve-indenizar-consumidora-que-caiu-no-golpe-do-boleto/1546647045

    Informações relacionadas

    Suellen Rodrigues Viana, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Ação de Repetição de Indébito c/c Indenização por Danos Morais

    Modeloshá 6 anos

    Decisão de Saneamento Cível

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)